GOVERNO ANUNCIA PLATAFORMA DE CRÉDITO CONSIGNADO PARA TRABALHADORES DO SETOR PRIVADO
- sertaocentralnews
- 30 de jan.
- 1 min de leitura

O governo anunciou nesta quarta-feira (29) que deverá estabelecer a integração do eSocial com bancos e trabalhadores para melhorar a oferta de crédito consignado aos funcionários da iniciativa privada. A plataforma já é utilizada para agregar os dados dos funcionários com carteira assinada. A definição ocorreu em reunião nesta quarta-feira com Lula, ministros da área econômica e os maiores bancos do país: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco.
Conforme o ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), não haverá mudança no percentual do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que pode ser usado como garantia neste tipo de operações financeiras. Hoje, o trabalhador titular do fundo pode oferecer como garantia até 10% do saldo de sua conta vinculada ao FGTS.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os detalhes finais estão em discussão. A expectativa é que a medida possa valer a partir de uma medida provisória. Para virar lei, o governo precisará enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional. O anúncio ocorre no dia em que o Comitê de Política Monetária do Banco Central deverá aprovar a quarta alta consecutiva da Selic.
Da Redação de Jornalismo da FM Sertão Central 104,9
📸 Reprodução
Comentários