
Realizada anualmente, a Romaria de São Francisco das Chagas é considerada a maior romaria franciscana das Américas. Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, chega a reunir um milhão de pessoas, que visitam o Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, no Ceará, entre 24 de setembro e 4 de outubro. A data de conclusão da peregrinação é justamente o dia do calendário católico dedicado a São Francisco de Assis.
Durante a aprovação da matéria pela Comissão de Educação, o senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, explicou que a tradição da romaria remonta ao século XVIII, quando a devoção a São Francisco começou a tomar forma na região, culminando na construção da primeira capela dedicada ao santo. Segundo Wellington, a história da romaria é marcada por relatos de milagres e graças, como o salvamento milagroso de um pedreiro durante a construção da capela, o que solidificou a fé da comunidade e atraiu cada vez mais peregrinos ao longo dos séculos.
Falou Wellington Fagundes ''Trata-se de um evento de profunda expressão religiosa e cultural, refletindo a identidade do povo brasileiro. Cada ritual e prática, desde a via-sacra até a Missa dos Vaqueiros, carrega um significado histórico e espiritual, preservando modos de fazer e de ser que são passados de geração em geração. É um espaço onde a devoção se manifesta através de cânticos, procissões, oferendas e a participação em missas, criando uma atmosfera única de fé e cultura.'' Falou o senador Wellington Fagundes.
A matéria foi aprovada em votação terminativa pela Comissão de Educação no ano passado e como não houve recurso para votação no plenário, seguiu para análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.
Da Redação de Jornalismo da FM Sertão Central 104,9 Via Rádio Senado
📸 Reprodução
Comments