top of page
Foto do escritorsertaocentralnews

PEC DO FIM DA ESCALA 6X1 ATINGE AS ASSINATURAS NECESSÁRIAS PARA SER PROTOCOLADA


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6x1 (seis dias de trabalho, um de descanso) atingiu o quórum de assinaturas necessário para começar a tramitar na Câmara dos Deputados.

 

O projeto é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que formalizou uma iniciativa do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), do vereador eleito carioca Rick Azevedo (PSOL).

 

O texto já contava com 194 assinaturas no sistema interno da Câmara no início da manhã desta quarta-feira, 13. Para que a PEC fosse protocolada, eram necessários ao menos 171 signatários.

 

Os deputados cearenses que assinaram a Pec são: André Figueiredo (PDT), Célio Studart (PSD), Domingos Neto(PSD), Eduardo Bismarck(PDT), Eunício Oliveira(MDB), Fernando Pessoa(União), Idilvan Alencar(PDT), José Airton Cirilo(PT)

José Guimarães(PT), Luizianne Lins(PT), Moses Rodrigues(União).            

 

A mobilização em torno da proposta ganhou força com a adesão de deputados federais do PT, a sigla mais representativa entre os parlamentares que já assinaram a medida. Entre os signatários do texto, por ora, são 68 os deputados federais petistas.

 

Agora a Pec começará a ser discutida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara. No colegiado, haverá a designação de um relator para o texto, que poderá modificar o projeto por meio de um substitutivo, além de acatar sugestões de outros deputados federais.

 

Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, a proposta seguirá para a apreciação de uma comissão especial. Somente após esse trâmite, o texto ficará apto a ser pautado no plenário.

 

A inclusão do texto na ordem do dia de votações, no entanto, não é imediata e, na prática, depende de um acordo entre o colégio de líderes da Casa, formado por líderes das siglas e de blocos parlamentares, como o bloco governista e da oposição.O quórum exigido para a aprovação de PECs na Câmara é de 308 votos favoráveis entre os 513 deputados federais.

 

Com um aval da Câmara, o texto passa para o Senado, no qual a aprovação em plenário demanda voto favorável de 49 senadores entre os 81 membros da Casa.

 

Da Redação de Jornalismo da FM Sertão Central 104,9

Imagem: Reprodução


0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page