top of page
Foto do escritorsertaocentralnews

LULA TEM 48% DAS INTENÇÕES DE VOTO E SUPERA BOLSONARO, SEGUNDO PESQUISAS


Imagem reprodução.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga a corrida presidencial para 2022, segundo pesquisa -- estimulada -- divulgada na 5ª feira (16.dez) pelo Datafolha. Em um dos dois cenários simulados, desta vez, o petista aparece com 48% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (22%), o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro (9%), o ex-governador cearense Ciro Gomes (7%) e o governador paulista João Doria (4%).


Na segunda simulação, Lula tem 47%, ante 21% de Bolsonaro, 9% de Moro, 7% de Ciro, 3% de Doria, 1% dos senadores Simone Tebet (MDB-MS) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e 0% do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), do ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo (sem partido) e do cientista político Felipe d'Avila (Novo).


O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), Lula teria 60% dos votos, contra 20% do candidato tucano. A vantagem do petista foi ampliada em relação ao levantamento anterior, quando Doria tinha 23% do eleitorado e Lula, 55%. A vantagem também é grande em eventual disputa contra Ciro Gomes (PDT): Lula supera o pedetista por 56% a 26%. Em setembro, a vantagem também era menor, de 51% a 29%.


Em ambos os cenários, 8% disseram que votarão em nulo, branco ou nenhum dos nomes apresentados, e 2% não souberam responder. O Datafolha ouviu 3.666 pessoas com mais de 16 anos, presencialmente, em 191 cidades, entre 13 e 16 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.



Segundo colocado nas intenções para o primeiro turno, Bolsonaro, por outro lado, seria derrotado por qualquer adversário que enfrentasse em segundo turno. Além do ex-presidente Lula, o presidente perderia para Ciro, por 53% a 32%; para Doria, por 46% a 34%; e para Moro, por 48% a 30%.

Fonte: O Globo.

33 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page