Paulo Ferreira, superintendente da Sohidra, informou que a situação de abastecimento de água para quatro municípios do Sertão Central pode chegar a um alto nível crítico, caso o inverno não garanta chuvas para reabastecer os açudes.
Os municípios de Itatira, Ibicuitinga, Milhã e Quixeramobim podem enfrentar um cenário desafiador para as autoridades, estaduais e municipais para abastecer a população.
A Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), realizou estudos que alerta para caso o inverno não traga boas chuvas, estes municípios podem entrar em colapso até junho deste ano.
Em uma escala de zero a quatro os municípios se encontram no crítico alto o maior da escala, que mede a emergência nas questões ligadas ao abastecimento nos municípios cearenses.
Estes municípios já estão inseridos em um relatório que mede os impactos da seca em 2024, e ações de contingência deste nível crítico, como perfuração de poços e construção de adutoras, estão previstos.
Uma equipe da CAGECE estiveram na tarde desta quarta-feira no município de Itatira para buscar soluções. A sede de Itatira é abastecida por poços e de imediato receberá reforço de mais três. Outra alternativa do governo do estado é trazer água do açude Cajazeiras e montar uma adutora do açude João Silva Guerra, estes a longo prazo.
Para Lagoa do Mato, a solução é reativar a adutora do açude de Oiticica e ativar a adutora da barragem Umari de Madalena.
As demais localidades quando não tem poços ou pequenos reservatórios, serão abastecidos com carros pipas.
Da redação FM Sertão Central 104,9
Imagem: Deujaci Vieira
Comments