top of page

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ LANÇA NOTA SOBRE POSSÍVEIS ATAQUES EM ESCOLAS

Foto do escritor: sertaocentralnewssertaocentralnews

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) com o intuito de prevenir ações que possam interferir nas atividades escolares, meio das Polícias Militar do Ceará (PMCE) e Polícias Civil do Estado Ceará (PC-CE), reforçou os protocolos de atendimentos e medidas de segurança voltadas para ocorrências relacionadas a supostas ameaças a escolas. A SSPDS-CE ressalta que toda ameaça e postagem na internet que chegar ao conhecimento das autoridades será averiguada e aplicada a responsabilização cabível.


De forma preventiva, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuam realizando rondas e paradas de viaturas em pontos-bases na frente de escolas públicas e privadas e vêm mantendo conversas de aproximação com diretores e responsáveis por unidades de ensino. As equipes de serviço também realizam visitas nas instituições escolares durante os turnos que ocorrem as aulas. A ação, desenvolvida pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) e pelo Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE, tem como objetivo evitar ocorrências relacionadas a supostas ameaças.


Investigação

Em paralelo a isso, há o trabalho de inteligência e investigação. Informações associadas ao assunto e a perfis em mídias sociais são monitoradas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP) PC-CE. Do dia 03 de abril de 2023 até a tarde de hoje, dia 11 de abril de 2023, 18 autorias de perfis em mídias sociais foram identificadas. Destes, seis pessoas foram conduzidas a unidades da Polícia Civil.



O Governo Federal lançou na última semana um canal de denúncia para receber informações sobre possíveis ameaças a escolas: o Escola Segura. A plataforma permite que as denúncias sejam investigadas de forma mais rápida e eficiente.


Qualquer usuário pode realizar denúncias, de maneira anônima. As informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Ao denunciar, insira o maior número de informações possível, como forma de facilitar a análise da ocorrência. No campo "Página da internet" informe o endereço eletrônico da postagem que contenha a ameaça. Preencha o campo "Comentário" com as informações relevantes da ocorrência, como o município, estado, escola da denúncia e mídia social de origem da ocorrência. Os dados serão analisados por uma equipe de 50 policiais, que se dedicará nos próximos dias, exclusivamente e em regime de plantão 24 horas, ao monitoramento das ameaças contra escolas na internet. Em caso de emergência, entre em contato com o 190 ou delegacia de polícia mais próxima.


Outra medida importante é o lançamento de um edital, previsto para hoje terça, de R$ 150 milhões, para abrir a estados e municípios a possibilidade de aplicar recursos em segurança nas escolas.


Da redação FM Sertão Central 104,9

Imagem: Reprodução

53 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page