Imagem reprodução.
Nesta quarta-feira (25/11), o governador Camilo Santana lançará o Projeto São José IV e apresentará o balanço da principal ação do Governo do Ceará voltada para a agricultura familiar no Palácio da Abolição. A iniciativa prevê um investimento de U$S 150 milhões em segurança hídrica, inclusão produtiva e assistência técnica pelos próximos cinco anos. Os recursos são oriundos de um acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial.
O investimento total inclui cerca de U$S 65 milhões para inclusão social e produtiva, com foco no acesso ao mercado e implantação de tecnologias de convivência com o semiárido, e U$S 53 milhões para a implantação de sistemas de abastecimento de água e saneamento rural. O PSJ IV inclui ainda ações voltadas para capacitações, cursos e intercâmbios com beneficiários e elaboração de estudos técnicos.
Entre 2015 e 2020, o São José foi responsável pela implantação de 259 sistemas de abastecimento d´água em 99 municípios do Estado, beneficiando 145.613 cearenses. Além disso, outras 8.853 famílias foram atendidas com a implantação de 267 projetos produtivos nas áreas de apicultura (63 projetos), ovinocaprinocultura (53), bovinocultura (38), fruticultura (27), cajucultura (26), mandiocultura (23), dentre outras.
Inicialmente, o evento estava previsto para acontecer no dia 19 de março, Dia de São José, padroeiro do Estado. Com a confirmação dos três primeiros casos de Covid-19 no domingo anterior, 15 de março, a solenidade foi adiada. Agora, a cerimônia oficial contará com transmissão pelas redes sociais e não terá a presença dos beneficiários, como ocorreu em edições anteriores, seguindo a orientação das autoridades sanitárias.
Fonte: SDA.
Comments