Na manhã desta terça-feira (17), foi realizado na sede da Federação das Associações Comunitárias de Itatira, no distrito de Lagoa do Mato, um seminário voltado para a cultura do algodão. O evento contou com palestrantes especializados que abordaram temas como plantio, manejo do solo, técnicas de cultivo e estratégias de venda do produto.
Participou do seminário, Samara Umbelino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itatira, Gláucia Paz, do escritório da EMATECE de Itatira e do Secretário de Agricultura de Itatira, Anibal Moreira, que apresentou o projeto "Encontro do Projeto Algodão Agroecológico Ouro Branco", que atualmente se encontra em seu 4º ano, sendo 3º de plantio e de produção.
O assessor da APAECE (Associação de Assessoria e Apoio aos Produtores de Algodão no Ceará), Francieli Silva, destacou a relevância de Itatira no cenário estadual da produção de algodão. "Itatira tem sido uma excelente parceira, tanto na participação dos produtores quanto na qualidade da produção. O município se destaca no Ceará e para 2025, teremos grandes novidades e expectativas positivas, como novos negócios e a possível instalação de um processador de algodão em Itatira, que será um marco importante para os agricultores", afirmou Francieli.
A expectativa para 2025 é de crescimento no número de produtores e, consequentemente, no aumento da demanda, o que deve contribuir para a economia local.
O prefeito Zé Dival, anunciou o aumento da oferta de horas de trator para 2025 e com isso garante suporte aos produtores.
Da Redação de Jornalismo da FM Sertão Central 104,9
Imagem: Santiago Nunes
Comments