Em julgamento nesta quinta-feira (25), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, que os mesários têm autorização para reter os celulares dos eleitores na hora da votação. A medida tem como base a lei que proíbe o porte desse tipo de aparelho na cabine de votação.
“Se o eleitor não quiser deixar com o mesário, já sabe que deverá deixar em casa, no carro ou com algum parente para que se evite possibilidade de gravação ilícita”, disse o ministro Alexandre de Moraes.
Para Moraes, não é possível e legal entrar com celulares na cabine de votação. “Houve uma flexibilização do TSE permitindo desde que desligado, no bolso. Obviamente percebemos que isso não é satisfatório”, disse o ministro.
Nesta quinta-feira, ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou posse como ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral. A vaga foi aberta em razão do término do mandato do ministro Edson Fachin na Corte Eleitoral. Cármen Lúcia foi a primeira mulher a presidir o TSE e comandou o Tribunal nas Eleições Municipais de 2012.
Da redação Rádio Sertão Central
Imagem: Reprodução
Comments