top of page
Foto do escritorsertaocentralnews

COMUNIDADE DO MUNICÍPIO DE ITATIRA RECEBE OFICINA DE TEATRO


Na última quarta-feira (29), a Escola 13 de Maio da comunidade de Alegre zona rural do município de Itatira foi palco do lançamento da oficial do projeto "Teatro como Oficina: no terreiro de casa a gente vira Ser tão", a iniciativa foi do grupo de teatro Boi Catingueiro, produzida pela Associação Comunitária Menino Jesus de Alegre II e fomentada pela FUNARTE.

 

O evento contou com a participação de pais, estudantes e membros da comunidade local.

 

O projeto, que foi selecionado no Edital de Ações Continuadas da FUNARTE como um dos 5 melhores do Nordeste, visa transformar a cena cultural das comunidades rurais de Itatira através de uma formação abrangente em teatro popular, circo e performance de rua. Durante a cerimônia de lançamento, os participantes foram apresentados pelos representantes do Projeto: Lennon Lopes e Antônio Inácio, sobre o cronograma de atividades que prevê a realização de cursos gratuitos com 90 vagas, distribuídas entre as comunidades de Assentamento Umarizeiras, Assentamento Fazenda Vitória e Alegre II.

 

Os cursos, que terão início em junho de 2024, terão duração de 180 horas cada e incluirão lanches, blusas de identificação, transporte gratuito e interpretação em Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para todos os interessados.

 

Em discurso o presidente da Associação Comunitária Menino Jesus de Alegre II destacou a importância do projeto para a democratização da cultura e a promoção da cidadania cultural. "Este projeto não é apenas uma oportunidade de aprendizado artístico, mas também uma forma de empoderar nossos jovens e criar novas perspectivas profissionais para eles", ressaltou O presidente da associação, Geovane Inácio.

 

Os pais dos estudantes presentes no evento expressaram sua gratidão e entusiasmo com a iniciativa. "É muito gratificante ver nossos filhos terem a chance de aprender e crescer através da arte. Este projeto traz esperança e novas oportunidades para nossa comunidade", disse, pai de um dos jovens inscritos no curso.

 

Além dos cursos, o projeto prevê a realização de três apresentações culturais gratuitas em praça pública no município de Itatira, proporcionando uma plataforma para os participantes exibirem os talentos desenvolvidos durante a formação e enriquecendo a vida cultural local.

 

O evento de lançamento foi encerrado com uma pequena apresentação do grupo Boi Catingueiro, que encantou a todos com sua performance vibrante e envolvente, dando um gostinho do que está por vir.

 

A iniciativa conta ainda com o apoio do Departamento de Cultura do município de Itatira, Escola 13 de Maio e Rádio 13 de Maio, reforçando a importância da colaboração entre diferentes entidades para o sucesso do projeto. Sobre o projeto: "Teatro como Oficina: no terreiro de casa a gente vira Ser tão" é uma iniciativa do grupo Boi Catingueiro, produzida pela Associação Comunitária Menino Jesus de Alegre II e fomentada pela FUNARTE.

 

Da Redação de Jornalismo da FM Sertão Central 104,9 Colaboração Lennon Lopes

Imagem: Reprodução

7 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page