A partir de 2023, estudantes das Escolas de Ensino Médio da rede pública estadual cearense terão acesso a uma nova disciplina eletiva. Em uma iniciativa pioneira no Brasil, será ofertada a disciplina de Formação para Cidadania e Controle Social.
Isso foi possível através da assinatura de acordo de cooperação técnica entre Secretaria da Educação (Seduc), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Instituto Plácido Castelo (IPC), órgão vinculado à Corte, realizada nesta quinta-feira (8).
Estiveram presentes a governadora Izolda Cela; a secretária da Educação, Eliana Estrela; o secretário da Controladoria e Ouvidoria, Aloísio Carvalho; o presidente do TCE, Valdomiro Távora; e o presidente do IPC, Ernesto Saboia.
Com oferta presencial nas escolas em Tempo Integral e on-line nas de jornada regular, a disciplina de Formação para Cidadania e Controle Social pode alcançar mais de 300 mil adolescentes. A oferta desta eletiva inclui material didático, formação continuada de professores e apoio a iniciativas dos estudantes relacionadas ao tema, de forma a estabelecer uma rede de agentes de controle social.
A nova disciplina tem como objetivo apresentar conceitos básicos sobre a administração pública, explicando as principais atribuições dos Tribunais de Contas, no que diz respeito à fiscalização dos recursos públicos, ao fomento à transparência e ao controle social. Desta forma, busca-se desenvolver o pensamento crítico e o protagonismo dos jovens, por meio do exercício mais pleno da cidadania.
A inserção de temas transversais no currículo escolar está prevista na legislação educacional brasileira. A governadora Izolda Cela ressaltou o pioneirismo da ação e de que forma a nova disciplina pode impactar na formação dos alunos.
Da redação Rádio Sertão Central
Imagem: Reprodução
Comments