top of page
Foto do escritorsertaocentralnews

BOLSONARO RELACIONA VOTAÇÃO DE LULA NO NORDESTE AO ANALFABETISMO E ENDOSSA CASOS DE XENOFOBIA


Em live realizada na noite desta quarta-feira (05), o presidente Jair Bolsonaro relacionou os estados do Nordeste a altas taxas de analfabetismo para justificar a votação massiva de Lula na região e classificou a sua afirmativa como uma herança de governo de esquerda na região.


Eleitores da região Nordeste viraram alvo de ataques xenofóbicos nas redes sociais após o primeiro turno das eleições.


Essa não é a primeira eleição em que eleitores do Nordeste são alvo de xenofobia. Em 2014, quando Dilma Rousseff (PT) teve mais votos que Aécio Neves (PSDB) no Nordeste, também foi registrada uma onda de comentários preconceituosos nas redes sociais.


Este ano, a apuração se iniciou por regiões que deram vantagem ao presidente Jair Bolsonaro, como o Distrito Federal e estados do Sul e Centro-Oeste. No final, o Nordeste, somado a quatro estados do Norte (Pará, Amazonas, Tocantins e Amapá) e Minas Gerais, ajudaram Lula a reverter a desvantagem e o deixaram com 48,24% dos votos válidos, contra 43,36% de Bolsonaro.


Lei Nº 9.459, de 13 de maio de 1997, prevê pena de um a três anos de prisão e multa para quem cometer discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.


Da redação Rádio Sertão Central.

Imagem: Reprodução

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page