Três poços no município de Santa Quitéria, após estudo realizado no dia 28 de setembro, apresentaram alta concentração de urânio sete vezes acima do permitido nas águas e foram interditados.
Os poços com alta concentração de urânio foram identificado no distrito de Trapiá, zona rural de Santa Quitéria, segundo confirmou a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
Mas em 14, de 15 pontos de coleta feitos pela Secretaria, a concentração estava sete vezes acima deste limite. A pasta realiza medições periódicas de água e solo na região, onde existe "alta concentração" de urânio na forma natural.
O governador Elmano de Freitas tranquilizou a população acerca do abastecimento de água e solicitou um novo plano de amostragem para todo município de Santa Quitéria, cujas amostras devem ser realizadas e concluídas até o início de novembro.
Com esse novo processo de análise conduzido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e Instituto Evandro Chagas (IEC) será possível ter uma melhor dimensão do quadro de abastecimento da cidade.
A secretaria de Saúde do estado informou que “até o momento não foram identificadas condições clínicas e epidemiológicas de doenças sob suspeita de contato com o metal no distrito, que fica a um raio de 70 km de distância da jazida de Itataia".
Da Redação de Jornalismo da FM Sertão Central 104,9
Imagem: Reprodução
Comments