top of page
Foto do escritorsertaocentralnews

ÁGUA EM SANTA QUITÉRIA TEM 7 VEZES MAIS URÂNIO QUE O PERMITIDO PARA CONSUMO HUMANO


Três poços no município de Santa Quitéria, após estudo realizado no dia 28 de setembro, apresentaram alta concentração de urânio sete vezes acima do permitido nas águas e foram interditados.

 

Os poços com alta concentração de urânio foram identificado no distrito de Trapiá, zona rural de Santa Quitéria, segundo confirmou a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

 

Mas em 14, de 15 pontos de coleta feitos pela Secretaria, a concentração estava sete vezes acima deste limite. A pasta realiza medições periódicas de água e solo na região, onde existe "alta concentração" de urânio na forma natural. ⁠

 

O governador Elmano de Freitas tranquilizou a população acerca do abastecimento de água e solicitou um novo plano de amostragem para todo município de Santa Quitéria, cujas amostras devem ser realizadas e concluídas até o início de novembro.

 

Com esse novo processo de análise conduzido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e Instituto Evandro Chagas (IEC) será possível ter uma melhor dimensão do quadro de abastecimento da cidade.

 

A secretaria de Saúde do estado informou que “até o momento não foram identificadas condições clínicas e epidemiológicas de doenças sob suspeita de contato com o metal no distrito, que fica a um raio de 70 km de distância da jazida de Itataia".

 

Da Redação de Jornalismo da FM Sertão Central 104,9


Imagem: Reprodução



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page